Blog UCI

Conteúdos especialmente escolhidos para ajudar você a ter seu financiamento.

Glossário do crédito imobiliário UCI Brasil

Crédito pessoal
7 de novembro de 2019
Postado por: UCI Brasil

O mundo do crédito imobiliário pode ser bastante intimidador. Principalmente se você não conhecer os termos mais usados no mercado. 

Acredite, estar por dentro de termos e nomenclaturas pode facilitar – e muito – as suas negociações e o seu entendimento sobre as transações da área. 

Pensando exatamente nisso e em como trazer mais transparência para as suas negociações com o mundo do crédito imobiliário, a UCI Brasil preparou o “glossário do crédito imobiliário”.

Glossário do crédito imobiliário UCI Brasil: fique por dentro! 

  1. Acabamento

Consiste na fase de finalização de uma obra, quando materiais e produtos são aplicados para agregar cor, textura e outros detalhes. Alguns trabalhos incluídos na fase de acabamento são: pintura, aplicação de azulejo, instalação de revestimento e outros processos.  

  1. Alvará

O alvará é um documento emitido por órgão público para autorizar alguém a praticar um determinado ato. Por exemplo: bares e restaurantes possuem alvará de funcionamento. No caso imobiliário, o alvará serve para permitir a incorporação ou construção de um projeto arquitetônico. 

  1. Área comum

Designa o espaço compartilhado por todos os proprietários das unidades autônomas de um condomínio. Bons exemplos desse conceito são os espaços de lazer, os corredores e o hall de entrada. Outras áreas incluem:

  • Privativa — espaço delimitado pela superfície externa das paredes do imóvel, que é de uso exclusivo do proprietário ou morador da unidade;
  • Total — somatória das áreas privativa e comum do prédio;
  • Útil — somatória das áreas do piso de um imóvel, com exceção da espessura das paredes.
  1. Caução

É uma cautela tomada para garantir o cumprimento de obrigações que envolvam valores monetários. Na forma de depósito, serve para tornar efetivas todas as responsabilidades contratuais. O caução é, inclusive, um dos tipos de garantia para o aluguel do imóvel.

  1. Contrato de gaveta

Trata-se do registro em papel daquilo que foi combinado verbalmente entre duas pessoas. Uma das partes registra o acordo em um contrato que será guardado para fins de confirmação da negociação. Por não ser registrado em cartório, esse tipo de documento não é oficial. Em outras palavras, significa que permanecerá na gaveta — daí o nome.

  1. Crédito imobiliário

É o empréstimo concedido por instituições financeiras a pessoas que querem adquirir imóveis por meio de um financiamento habitacional. 

  1. Escritura de imóvel

É um dos documentos necessários para adquirir uma casa ou um apartamento, de forma que a compra/venda esteja oficializada e seja reconhecida pela Justiça. Ou seja: a escritura representa o ato jurídico de transmissão de posse e domínio do bem do vendedor para o comprador. Para que tenha valor, é preciso registrá-la no Serviço de Registro de Imóveis.

  1. Fiador

É a pessoa que presta fiança, ou seja: abona alguém e se responsabiliza pelo cumprimento das obrigações do abonado. No entanto, os credores e instituições financeiras não são obrigados a aceitar um fiador que não seja idôneo, não tenha domicílio no município onde irá prestar a fiança ou não possua bens suficientes para arcar com o compromisso.

  1. Financiamento Imobiliário

Financiamento é uma operação financeira em que a parte financiadora fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado.Você pode financiar um imóvel residencial ou comercial. Será necessário apenas entrar em contato com uma entidade financeira de fazer uma simulação. 

  1. Financiamento Imobiliário com garantia de imóvel ou refinanciamento

Esta solução é indicada caso você possua imóvel próprio ou financiado e precise de crédito para os outros projetos como quitar suas dívidas, investir em seu negócio ou até mesmo viajar. Nela, você oferece um bem (no caso, um imóvel próprio) em troca de empréstimo pecuniário. 

  1. Habite-se

Auto de conclusão de obra que atesta a habitabilidade de uma construção. Toda casa ou unidade de apartamento só pode ser ocupada após a concessão do Habite-se. O documento, emitido pelo poder público municipal, implica em vistorias para verificar se tudo foi executado conforme o projeto e se os requisitos legais foram respeitados.

  1. Imóvel na planta

Empreendimentos comercializados na fase de lançamento, antes do início da construção. Isso explica o termo imóvel na planta, já que o comprador visualizará o futuro apartamento por meio de simulações e representações gráficas dos ambientes.

  1. ITBI

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Trata-se de uma tributação gerada durante a transação imobiliária. A taxa é sempre cobrada pela prefeitura do município onde o imóvel está localizado e deve ser paga pelo comprador.

  1. Portabilidade

A portabilidade é uma transferência de financiamento imobiliário entre instituições financeiras. Com ela, você pode manter o mesmo valor de financiamento e prazo do contrato anterior, porém, com uma diminuição no valor das parcelas.

  1. Vistoria de imóvel

É o processo de inspeção feito para conferir se o imóvel está de acordo com o que foi apresentado no contrato de compra ou locação. Também representa a verificação realizada por peritos designados por bancos e outras instituições em obras ou imóveis financiados por esses agentes financeiros.

  1. Zoneamento urbano

É uma divisão que determina o uso e a ocupação do solo, bem como as atividades de urbanização de um município. Essas normas são estabelecidas pelo plano diretor de cada cidade, a fim de definir os tipos de construção permitidos em zonas específicas — residencial, industrial, comercial, de serviços etc.

Gostou do glossário do crédito imobiliário e quer saber mais sobre as possibilidades do crédito?

Então não deixe de nos contatar! Estamos prontos para responder às suas principais dúvidas sobre tudo o que o crédito imobiliário pode fazer por você. Clique aqui, escreva a sua pergunta e aguarde nosso contato. Será um prazer. 


UCI Brasil é uma empresa de crédito imobiliário, resultado da união entre o Grupo Província e o Grupo UCI, filiado ao Grupo Santander e BNP Paribas. Contamos com sedes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nosso objetivo é oferecer um crédito imobiliário seguro e prático para quem quer ir atrás dos seus sonhos, seja por meio da casa própria, da própria sede comercial ou refinanciando seu imóvel. Saiba mais clicando aqui.

Leia também

mulher negra feliz por fazer crédito pessoal para imóveis com a uci brasil Crédito pessoal para imóveis: por que fazer com a UCI Brasil?
Crédito pessoal

Antes de mais nada, você já sabe como funciona um crédito pessoal para imóveis? Se você já possui um imóvel próprio e não tem recursos para financiar seus projetos pessoais ou colocar as contas em dia, o crédito pessoal para imóveis é para você! Ele é uma das melhores maneiras de conseguir capital de giro […]

Newsletter