ACESSIBILIDADE

O VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
Após instalar o VLibras, você terá acesso a todo o conteúdo do site da UCI Brasil.
Para saber mais e instalar o programa, clique no botão “Instalar Plug-in”.”

Instalar Plugin

Blog UCI

Conteúdos especialmente escolhidos para ajudar você a ter seu financiamento.

Como começar a guardar dinheiro?

Dicas imobiliárias
22 de setembro de 2019
Postado por: UCI Brasil

Afinal, como começar a guardar dinheiro? 

Você fica sonhando com aquela viagem para o exterior de férias? Ou quer apenas quitar as dívidas? Bem, não importa, já que nunca acaba sobrando dinheiro no final mês… 

Ora, você não está sozinho. Na verdade, mais de 80% dos brasileiros não conseguem economizar ou investir em algum tipo de poupança. 

A pesquisa, realizada pelo Instituto Axxus em parceria com a Unicamp, revela o quanto a falta de planejamento financeiro faz parte do dia a dia dos brasileiros. 

Por que é tão difícil entender como começar a guardar dinheiro? 

Muitos estudos tentam explicar o comportamento gastador ao redor do mundo. Economistas como Keith Chen, que dá uma palestra na nossa seleção de TED Talks, explica que uma das razões para isso é a nossa própria linguagem e a forma como encaramos o futuro. 

Porém, outros fatores como burocracia e linguagem difícil de compreender também encabeçam os motivos da falta de interesse dos brasileiros em economias de longo prazo. 

Imagine quantas pessoas desistem de abrir uma conta poupança quando confrontadas com termos como CDI,CDB e outras siglas e impostos pouco familiares… 

Então, como dar o passo inicial? 

Bem, a primeira coisa que você deve fazer é buscar compreender melhor a sua própria vida financeira. Só assim você irá exercer um controle de finanças efetivo. Para tanto, é preciso que você saiba exatamente o quanto recebe e o quanto gasta em cada mês. 

E não, economizar não significa que você vai ter que ficar contando o dinheiro toda vez que decidir fazer algo. Relaxe! Prometemos que vai ser mais fácil do que você imagina. 

Enfrente o problema de frente: no que você gasta dinheiro? 

Para entender como começar a guardar dinheiro, descubra no que você mais anda gastando. Afinal, para onde está indo o seu dinheiro? 

Tenha em mente esses valores. Dessa forma, ficará mais fácil criar um orçamento mensal para cada uma delas. 

Não deixe nada de fora. Lembre-se que algumas das contas mais importantes na vida dos brasileiros são:

  • Moradia (aluguel, condomínio, água, luz, gás, IPTU, etc);
  • Transporte (carro, gasolina, aplicativos, passagem de transporte público, etc); 
  • Alimentação (compras de supermercado e restaurantes); 
  • Saúde (convênio, consultas particulares, medicamentos, academia e esportes);
  • Educação (cursos, mensalidades, material escolar, etc);
  • Higiene (produtos de limpeza para casa e para higiene pessoal); 
  • Serviços do terceiro setor (telefone, televisão a cabo, plano de celular);
  • Dívidas e parcelas atrasadas; 
  • Lazer (viagens, jantares, festas, etc). 

Ajuste um orçamento mensal para cada classificação 

Não, não acabou. Se você quer mesmo aprender a como começar a guardar dinheiro, é necessário seguir este passo. 

Estabelecer um orçamento mensal limitando uma determinada quantia para cada categoria. Basicamente, será necessário ajustar uma parte de sua renda e um valor máximo para cada uma das classificações – claro, tudo conforme as suas prioridades. 

Não há fórmula pronta e o melhor é ir testando. Porém, vale ressaltar: encare o orçamento como um guia na hora de planejar e cumprir sua meta de gastos mensal. E pasme! Ele não é uma lei escrita em pedra. Ou seja: pode ser flexibilizado conforme suas necessidades. 

Despeça-se das dívidas 

Você vai ver: realizar esse orçamento mensal vai ajudar você a zerar suas dívidas. 

Uma boa pedida se você estiver com o nome sujo é fazer orçamentos maiores direcionados para a categoria “dívidas”. Assim, você evita que elas se tornem uma bola de neve impossível de controlar. 

Depois de zerar as dívidas, comece a guardar dinheiro

É, infelizmente só será possível guardar dinheiro com uma certa folga quando você quitar todas as suas dívidas. 

Sendo assim, comece guardando uma reserva de emergência (o famoso dinheirinho guardado para contornar imprevistos). 

Segundo especialistas financeiros, a reserva de emergência deve equivaler a seis salário mensais. Ou seja, se você ganha 3 mil reais, sua reserva deverá ser 18 mil reais.

Quer saber mais sobre planejamento financeiro e mercado imobiliário? 

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre sonhos, financiamento de imóveis e refinanciamento, fique atento ao nosso blog. Lá, você encontra todas as novidades e principais tendências do mundo imobiliário! 


UCI Brasil é uma empresa de crédito imobiliário, resultado da união entre o Grupo Província e o Grupo UCI, filiado ao Grupo Santander e BNP Paribas. Contamos com sedes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nosso objetivo é oferecer um crédito imobiliário seguro e prático para quem quer ir atrás dos seus sonhos, seja por meio da casa própria, da própria sede comercial ou refinanciando seu imóvel. Saiba mais clicando aqui.

Leia também

O financiamento de um imóvel é sem dúvida, a realização de um sonho e para isso você pode contar com a UCI Brasil Vai financiar um imóvel? Conheça as vantagens que a UCI Brasil pode oferecer
Crédito pessoal Dicas de Financiamento Dicas imobiliárias Dívidas e portabilidade Refinanciamento

Financiar um imóvel é o sonho de muitas pessoas, se você é uma dessas pessoas que sonha em adquirir um imóvel próprio, saiba que a UCI Brasil pode lhe ajudar de forma ágil e descomplicada.

Se você pretende se mudar para Brasília, conheça os 3 melhores bairros para se morar, Quer um bom lugar para morar? Conheça os 3 melhores bairros de Brasília
Dicas imobiliárias Mercado Imobiliário

Pensando em financiar um apartamento ou casa e quer um bom lugar para morar, conheça os 3 melhores bairros de Brasília.

Valorização do mercado imobiliário: o que esperar dessa retomada Valorização do mercado imobiliário: o que esperar neste momento?
Crédito pessoal Dicas de Financiamento Dicas imobiliárias Dívidas e portabilidade Mercado Imobiliário

O momento atual é de valorização do mercado imobiliário, isso porque a estimativa é de crescimento significativo, mas será que você sabe o que esperar deste momento de retomada?

Newsletter