ACESSIBILIDADE

O VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
Após instalar o VLibras, você terá acesso a todo o conteúdo do site da UCI Brasil.
Para saber mais e instalar o programa, clique no botão “Instalar Plug-in”.”

Instalar Plugin

Blog UCI

Conteúdos especialmente escolhidos para ajudar você a ter seu financiamento.

Capital de giro para empresas: o que é e como conseguir?

Dicas de Financiamento
11 de fevereiro de 2020
Postado por: UCI Brasil

Você o que é e como conseguir capital de giro para empresas? 

Bem, quando uma empresa é criada, podemos dividir o investimento feito em duas partes:

  • o capital fixo para ser usado nas instalações da empresa;
  • o capital de giro, que é uma reserva de recursos para cobrir as necessidades da empresa ao longo do tempo.

Capital de giro para empresas: como calculá-lo?

A maioria dos pequenos empresários pensa que capital de giro é simplesmente o dinheiro que a empresa tem na conta bancária. No entanto, não é apenas isso!

Antes, o capital de giro é calculado como somando o Ativo Circulante (dinheiro em caixa, recebíveis e inventário) menos o Passivo (dívidas e gastos a serem quitados nos próximos 12 meses).

Com essa conta calculamos a reserva real de recursos que a sua empresa tem para cobrir os gastos de produção e manutenção, além de alguma eventual emergência.

Quanto devo ter de crédito rotativo?

A quantidade de dinheiro separada para capital de giro varia de acordo com o modo de atuação da empresa. Algumas companhias sofrem muito com algumas épocas do ano de baixa no mercado, por isso precisam de uma reserva maior de dinheiro para garantir a continuidade da produção, mesmo em tempos difíceis.

Além disso, outro caso clássico de empresa que precisa aumentar seu capital é quando ela está enfrentando um rápido crescimento e tem uma procura de serviços e produtos que não consegue atender.

Principais maneiras para conseguir capital de giro

Acompanhe com a gente como a sua pequena e média empresa pode conseguir esse capital extra quando suas fontes secarem.

  1. Adiantamento de recebíveis

Essa primeira maneira de conseguir capital de giro para empresas é ótima para instituições que têm créditos a serem recebidos nos próximos meses.

Então, a forma mais barata de conseguir esse capital necessário de forma rápida é fazer um adiantamento dos créditos recebíveis – sejam eles cheques ou créditos eletrônicos.

A principal vantagem é não ter que esperar 30 ou 60 dias para receber esse dinheiro que você obteve pelas vendas que realizou.

  1. Empréstimos Bancários

Se não tiver nada a receber, fazer um empréstimo é uma opção de conseguir esse capital extra para sua empresa – inclusive um empréstimo com garantia de imóvel.

Porém, isso requer muito planejamento. A primeira coisa é saber exatamente qual a quantia que você precisa e, principalmente, quando você poderá quitar a dívida.

Trabalhe com prazos realistas, sem arriscar demais, levando em conta que algum imprevisto pode surgir no caminho. Ah! E não esqueça de caprichar no seu planejamento financeiro.

  1. Conta garantida

A conta garantida é um tipo de crédito rotativo bem parecido com o cheque especial, mas apresenta taxas mais em conta. Ela é um limite de crédito disponibilizado pelo banco baseado em algum tipo de garantia, como os recebíveis da sua empresa representados por cheques, duplicatas, créditos eletrônicos.

Antes de conceder esse crédito, o banco analisa vários fatores da sua organização, como a capacidade de pagamento, seu fluxo de caixa, suas créditos anteriores, sua situação cadastral (SPC e Serasa), a capacidade de gerar receita, entre outras variáveis. Por conhecer sua possibilidade de honrar com as obrigações, o banco poderá te oferecer taxas bem menores do que as praticadas no cheque especial.

  1. Corte de gastos

Mais importante do que conseguir recuperar o capital de giro, é mantê-lo! Faça uma análise dos custos da sua empresa. Mas não vá sair por aí cortando tudo que vê pela frente! Em um momento de desespero é comum o administrador cortar certos recursos que são necessários para a empresa.

Anote todos os gastos e apenas corte aquilo que não afeta a produtividade, nem o bem-estar dos funcionários e a qualidade do atendimento ao cliente. Envolva a equipe e defina metas internas para a redução dos custos, mas não deixe de recompensar quando as mesmas forem atingidas.

Sua empresa precisa de capital de giro? A UCI Brasil pode ajudar!

Com mais 60 anos de atuação no mercado imobiliário, a UCI Brasil tem seriedade, é segura e confiável.

Se você é empreendedor e precisa de capital para reinvestir na sua empresa, o refinanciamento é para você!

Quer saber mais? Basta clicar aqui. 


UCI Brasil é uma empresa de crédito imobiliário, resultado da união entre o Grupo Província e o Grupo UCI, filiado ao Grupo Santander e BNP Paribas. Contamos com sedes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nosso objetivo é oferecer um crédito imobiliário seguro e prático para quem quer ir atrás dos seus sonhos, seja por meio da casa própria, da própria sede comercial ou refinanciando seu imóvel. Saiba mais clicando aqui.

Leia também

Veja os 5 melhores bairros de São Paulo e escolha o que melhor se encaixa na sua realidade Conheça os 5 melhores bairros em São Paulo para morar
Dicas de Financiamento Dicas imobiliárias

Se você pretende comprar um imóvel, realizar uma pesquisa antes de fazer negócio, é fundamental. Por isso, trouxemos os 5 melhores bairros em São Paulo para você escolher de acordo com seu estilo de vida.

Uma ótima opção é obter crédito como pessoa física é o refinanciamento imobiliário Empréstimo para pequenas empresas: vantagens do empréstimo para pessoa física
Crédito pessoal Dicas de Financiamento Dívidas e portabilidade Refinanciamento

Conseguir empréstimo para pequenas empresas pode ser uma tarefa complicada, principalmente porque alguns destes créditos para empresas possuem taxas muito altas, mas você sabia que é possível conseguir crédito como pessoa física?

A importância de um planejamento financeiro sólido, focado no presente e no futuro. Saiba como reduzir parcelas com refinanciamento imobiliário e ter vantagens
Crédito pessoal Dicas de Financiamento Dívidas e portabilidade Refinanciamento

Conseguir manter as contas em dia pode ser um desafio, principalmente se você já tiver débitos anteriores, mas sabia que é possível reduzir parcelas com refinanciamento imobiliário e ainda ter vantagens?

Newsletter